Páginas

Este blog foi criado com a intenção de auxiliar a construção e divulgação das atividades que acontecem no Centro de Vivências, no Campus do Vale da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, explicar um pouco de sua história e o papel que representa para os estudantes.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

ConviteS

Pra quem repudiou o acontecimento mostrado aí no vídeo do post abaixo com a galera do Levanta Favela, fica o convite:

A Rede Brasileira de Teatro de Rua (RS) convoca a todos para participar do Ato Diálogo na Esquina. Ato em repúdio ao desrespeito com os artistas, à autorização para apresentações e cobrança para utilização de espaços públicos, que pertencem à todos nós!
Dia 17 de Novembro, 4ª feira, à partir do meio-dia.
NA ESQUINA DEMOCRÁTICA, CENTRO.
 
com as seguintes apresentações e performances teatrais, musicais e poéticas:
12:00:Abertura com batucadas, Leitura do Artigo V, distribuição de panfletos. 13h: Apresentação Grupo TIA 14h: Apresentação Artistas da Fome. 15h: Apresentação Caio. 16h: Roda de Capoeira. 
17h: Apresentação Cia UmPédeDois
18:30: Apresentação da Oficina de Teatro em Ação Direta Levanta FavelA...

 
Artigo 5º da Constituição Federal
Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade.

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;
Compareça com sua voz, com seu instrumento, com sua performance...

E fica tbm o convite pra passar no CV nas quintas-feiras para agregar as reuniões!
17hrs! Coversar, trocar um idéia, fazer uma crítica, dar uma sugestão, ou o que te der na telha!



Para saber mais a respeito da razão do ato acesse os links:
 
 

Cerco do Estado Brasileiro Contra os artistas de Rua e os Blocos de Carnaval

http://bandolatrupe.blogspot.com/2010/11/cerco-do-estado-brasileiro-contra-os.html

Em protesto, artistas de rua 'enterram' liberdade de expressão em São Paulo

http://www.redebrasilatual.com.br/temas/cidadania/artistas-de-rua-se-mobilizam-e-enterram-liberdade-de-expressao

“Teatro de Rua está na Constituição”

http://www.cooperativadeteatro.com.br/2010/?p=1463

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Polícia identifica artistas por teatro de rua na esquina "democrática"




"No dia 16 de Outubro de 2010 a Esquina 'Democrática' voltou a ser palco de embate. A Cambada de Teatro em Ação Direta Levanta FavelA... apresentava sua montagem de Teatro de Rua Árvore em Fogo quando vários soldados da Brigada Militar tentaram interromper a apresentação abaixo de ameaças de prisão e de gritos para intimidar os atores.

Nós, da Cambada, em um verdadeiro ato de resistência, levamos a apresentação até o final. Foi quando nos vimos detidos (inclusive uma criança de 11 anos que participa da peça), não poderíamos deixar o local nem poderíamos levar nosso material cênico, caso não nos identificássemos. Fomos levados a delegacia quando, por sorte, um pedestre se identificou como advogado e nos acompanhou. Não sabemos o que seria dentro da delegacia cercados por vários policiais sem este advogado que apenas passava e resolveu não ficar calado diante de tão absurda atitude dos soldados. Um deles argumentou que um dos motivos que os fizeram tentar parar a peça foi que 'algumas pessoas não estavam gostando'.

Depois de algum tempo de discussão dentro da delegacia, fomos identificados e liberados. Esta intervenção da Brigada Militar desrespeita o Artigo 5º da Constituição Federal de 1988 que diz: 'É LIVRE A EXPRESSÃO DA ATIVIDADE INTELECTUAL, ARTÍSTICA, CIENTÍFICA E DE COMUNICAÇÃO INDEPENDENTEMENTE DE CENSURA OU LICENÇA'.

Este foi mais um ato estúpido, inexplicável e inconstitucional da polícia.Árvore em Fogo é um alerta para a necessidade de Liberdade. Junto com Brecht a Cambada de Teatro em Ação Direta Levanta FavelA...afirma: DE HOJE EM DIANTE TEMEREMOS MAIS A MISÉRIA QUE A MORTE!!"